Bonecos leitores de papel

Que tal aprender a fazer lindos bonecos de papel pensadores para decorar o seu cantinho da leitura?!

Além de super moderno, seus alunos vão amar e sua sala de aula ficará linda.

O que trabalhar na creche? Maternal I

OBJETIVOS

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

ATIVIDADES

O que trabalhar nas creches? - Berçário I e II

OBJETIVO
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicos sociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.

ATIVIDADES

Os Cantinhos de Leitura



Vamos falar sobre a importância dos Cantinhos de Leitura na sala de aula.

Este deveria ser um espaço que não poderia faltar em nenhuma sala de aula, tamanha sua importância.

Mesmo que sua sala não tenha espaço, use a criatividade, mas não deixe faltar este espaço em sua sala de aula.
Procure fazer deste "Cantinho" um lugar agradável e alegre, pois assim formará no seu aluno a ideia de que a leitura é agradável e prazerosa.

Por que trabalhar com cantinhos na educação infantil?

As atividades lúdicas devem fazer parte do cotidiano das crianças na pré-escola uma vez que a brincadeira é uma atividade educativa essencial que faz parte da infância e deve ser levada para dentro da sala de aula.

Cantinho do Brinquedo

“Brincar fornece à criança a possibilidade de construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa.” (ABRAMOWICZ, p.56)

2 Ideias para cantinhos de atividades diversificadas

CANTOS-CAIXAS


Como viabilizar a proposta de cantos de atividades sem fazer grandes mudanças estruturais no espaço da sala de aula?

Além de possibilitar escolhas, os cantos-caixa facilitam a intervenção da professora em um trabalho com jogos, arte ou escrita

O que são os Cantinhos Diversificados ou Pedagógicos

A proposta de cantos de atividades diversificadas é uma das modalidades de organização do tempo didático. Há outras atividades que são permanentes como as situações de leitura pelo professor, parque, refeições, entre outras. Há também projetos e sequencias que perseguem objetivos mais específicos de aprendizagem.

Os cantos de atividades diversificadas apresentam um momento da rotina, em que as crianças podem escolher o que vão fazer a partir de um leque de opções oferecidas e

Como Trabalhar a Coordenação Motora

Coordenação motora global (ampla)
A coordenação motora global trata dos movimentos dos membros superiores e inferiores, ela está relacionada à organização geral do ritmo, equilíbrio, as percepções gerais e ao desenvolvimento da criança.

Coordenação motora fina
A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a

Qual é o melhor método para alfabetizar?

Existe um método mais eficiente para ensinar a ler e escrever? Alguns acreditam que sim. Outros preferem apresentar o mundo das letras às crianças e construir juntos o que funciona para cada um. O tempo do ba-be-bi-bo-bu ficou para trás.

Debates sobre a melhor maneira de alfabetizar as crianças não são uma novidade dos nossos dias. Até o final do século 19, as escolas costumavam alfabetizar usando os chamados "métodos sintéticos", que vão da "parte" para o "todo". O método alfabético utiliza as

20 brincadeiras que precisam apenas de lápis e papel

Brincar é um momento de interação essencial para a formação da criança. É quando ela desenvolve o processo de sociabilização e se apresenta ao mundo. A participação dos pais ou responsáveis nesse momento é, portanto, muito positiva. 

Reunimos alguns clássicos das brincadeiras que utilizam apenas papel e tinta. Uma lista de brincadeiras dá pra brincar dentro de casa, no apartamento, ou até mesmo no carro.

8 Brincadeiras com livros

Confira ideias que podem ser adaptadas para várias idades e aproveite para se divertir com a criançada, incentivar os pequenos a ler mais e descobrir junto com eles que os livros combinam (e muito) com diversão. Veja sugestões para continuar se divertindo com os livros depois da leitura:

Jogo: Corrida da Vida

Como fazer:
Para fazer o tabuleiro, copie a imagem para um editor de texto (Word, por exemplo) e redimensione para o tamanho desejado. Eu tirei cópia no papel A3 para ficar maior. Caso não seja possível, imprima e cole em papel mais duro, como cartolina, papel cartão etc.

Dominó da tabuada para imprimir



Esse jogo tem a finalidade de ajudar as crianças a aprenderem a tabuada. Contém todas as tabuadas. Dividi as contas da tabuadas em quatro jogos, evitando repetições de resultados dentro de cada um.

Projeto Valores - Amizade

A fábula do porco-espinho

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Projeto Valores - Amor, Paciência e Solidariedade


O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo ficou ferido
E a rosa despedaçada

O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
A rosa pôs-se a chorar.